Avançar para o conteúdo

Uma Casa, Muitas Vidas

  • por

O Centro Novais e Sousa, em Braga, faz um trabalho notável com jovens e adultos com deficiência mental, que, naquele espaço da Associação da Creche de Braga, encontram atividades ocupacionais,  terapêuticas, sócio-culturais e de desenvolvimento pessoal e social.

Passando pelos bordados, pela olaria ou pela tecelagem, ou então pela dança, música ou pelo grupo de bombos, os utentes desta instituição podem dar largas ao seu verdadeiro ser e viver de uma forma mais feliz, sempre com apoio psicológico, terapia ocupacional e ainda atividade física.

Atentos à retaguarda familiar, por vezes pelas carências sócio-económicas, outras pelo decurso natural da vida que leva à perda dos progenitores, o Centro Novais e Sousa idealizou um Lar Residencial capaz de acolher os jovens que se apresentem com essa necessidade. Esta será a oportunidade para muitos de poderem usufruir de um espaço condigno à sua diferença quando não existem condições no meio familiar, e, para outros, de poderem viver na tranquilidade de um porto seguro ao longo do tempo.

O Rotary E-Club do Distrito 1970, com o apoio do Governador José Alberto Oliveira, abraçou prontamente esta causa, que conta igualmente com a parceria do Rotary Club de Póvoa de Lanhoso.

Com o projeto Uma Casa, Muitas Vidas, o Centro Novais e Sousa beneficiará de obras que lhe permitirão ampliar as suas valências na região de Braga com esta nova unidade de 30 quartos devidamente adaptados e acolhedores, promover a inclusão, e assegurar um futuro mais promissor para os fantásticos jovens desta conceituada instituição.